terça-feira, 28 de agosto de 2012

Telhado feito com garrafas PET

Salve, Salve!!
Olhem só que demais!! Um telhado feito de garrafas PET... Afinal, já passou da hora de pensarmos em contribuir com o meio ambiente de alguma forma né?!

São telhas feitas com garrafas PET, que além de ter um custo quase zero, contribui de mais com o meio ambiente, pois é uma tecnologia ecológica, porque reutiliza e recicla as garrafas que provavelmente iriam para rios e etc..

Vamos para o passo a passo:

A média de garrafas que se reutiliza por metro² é de 14 a 18 garrafas aproximadamente, dependendo da abertura que se dá a cada telha.
Na execução que se segue é necessário reutilizar apenas as garrafas que forem lisas, para que o encaixe das telhas se dê por igual.





Utilizamos como fôrma um cano PVC de 100mm com 20 cm de comprimento e com uma abertura vertical para facilitar a entrada da pet.


 Com um estilete, corte o bico e o
fundo da garrafa.

                              Depois amasse o que sobrou da garrafa ao meio.


 Corte com um estilete obtendo duas partes iguais, uma “capa” e uma “bica”.



                                  Grampear as duas extremidades até atingir a
área total do comprimento do telhado.



                Para afixar uma fileira à outra utilizamos um grampeador de marceneiro, porém é necessário o auxílio de alguma superfície para que o grampo possa perfurar as “capas”. Utilizamos como suporte uma rolha de cortiça.



                                                            Depois é só amassar o grampo manualmente.





Esse telhado é ideal para a construção de áreas externas da casa como a varanda ou beirais. Para a construção de estufas (utilizar preferencialmente as garrafas transparentes). Caso haja necessidade de barrar a incidência de raios solares, utilizamos como forro, caixas de leite (embalagens tetrapak).

Casa anfíbia de madeira à prova de enchentes


Olá!
Olhem que maravilha que eu encontrei passeando por sites de inovações na construção civil. É isso mesmo, uma casa anfíbia!

Vamos à explicação... rsrs
Basicamente, a casa ficará apoiada em fundações fixas, mas se ocorrer a inundação, a construção inteira se erguerá e flutuará sobre a água.

O criador deste projeto ficaria rico aqui em Vila Velha né não?

Bom, segundo os arquitetos do escritório Baca, responsável pelo projeto, a casa ficará apoiada entre quatro postes verticais permanentes, responsáveis também por manter a casa no lugar, evitando que ela saia flutuando durante a enchente.

O material será feito de madeira leve, com isolamento total da parte interior da casa, para impedir qualquer risco de que a água entre.

Olha mais essa:
O jardim funcionará será como um sistema de alerta, com plataformas posicionadas em diferentes níveis, projetadas para inundar gradualmente e, assim, chamar a atenção dos moradores antes que a água chegue a um nível ameaçador.


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Piso Vinílico

Hoje quando eu estava navegando por alguns sites, me deparei com este tipo de revestimento que me chamou bastante atenção e por isso resolvi expor aqui.

Este tipo de piso, está ganhando cada vez mais espaço no mercado pois garante muito praticidade além de economia em relação a modelos de pisos frios e de madeira. Também ganha na alta durabilidade, capacidade de restauração e a economia no ar condicionado proporcionada pelo isolamento térmico.

Outra notícia ótima é que o piso de vinil pode ser aplicado em quase todos os tipos de contrapiso com a área estando regularizada, sem desníveis, e muito bem limpa, sem qualquer umidade.

A limpeza é fácil de mais, pois é feita utilizando apenas água com um pano úmido e detergente neutro.

Aqui vão algumas fotos desta maravilha:

 Academia ANTES

 Academia DEPOIS



sábado, 18 de agosto de 2012

COBERTURA QUE ABRE E FECHA

Para a postagem desta semana, trago uma cobertura com um sistema de abrir e fechar.. Vou explicar melhor:
É uma estrutura toda feita em alumínio anodizado e telhas que podem ser de alumínio com pintura eletrostática ou em policarbonato cristal. É leve e compacto e ideal para: garagens, corredores, piscinas, áreas externas e jardins de inverno.
Abaixo, coloquei algumas fotos para melhor entendimento.








Eco-Cerâmica, Revestimento Ecológicamente Correto

Olá,
estou começando este blog, pois é uma das tarefas passadas pela professora Érika, para a matéria de processos construtivos 2. Espero que gostem...
Vou começar falando de um assunto que está bem evidenciado atualmente, a sustentabilidade. São várias modificações na fabricação de diversos materiais que tem por objetivo diminuir o impacto negativo no meio ambiente. Neste caso se trata da Eco-cerâmica, o revestimento ecologicamente correto, feitas de vidro reciclado de lâmpadas fluorescentes. A fabricante responsável por mais esse inovador produto é a LEPRI, que já vem se destacando algum tempo pela fabricação dessa linha de produtos. 

As lâmpadas são transformadas em pó ou liquido, para ser utilizada na massa e no esmalte gerando assim uma diminuição do impacto ambiental além de gerar uma economia de 15%.
 
Suas características me impressionaram bastante, pois possuem :

*Alta resistência à abrasão
*Não risca e é antiderrapante
*Facilidade na limpeza
*Alta durabilidade e resistência
*Pode ser utilizada em ambientes internos e externos

Segue abaixo, algumas fotos que achei do produto.






Obrigado pela visita!