quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pastilha de coco - casca do coco para revestimento

Dentre os vários materiais que a gente encontra por ai para revestimento, um que eu nunca imaginaria possuir é esse: Revestimento a partir da casca de coco!

Nessa onda de sustentabilidade a casca de coco é uma boa para se tornar uma decoração bem bacana. O coco é outro fornecedor de matéria prima para lindas pastilhas.
Recomendadas para ambientes internos, com pouca circulação e baixa umidade, elas devem ser limpas apenas com pano úmido ou aspirador de pó. 

Este tipo de material é comercializado em placas com uma variação no tamanho das peças.
As pastilhas podem ser aplicadas no revestimento de paredes e pisos ou na Indústria de móveis
A forma de assentamento é semelhante das demais pastilhas,no entanto não há rejunte.


Deve-se ter cuidado no assentamento para evitar marcas de argamassa na pastilha.
Por ser de origem vegetal,não possui um leque de cores tão variado ,mas uma grande variedade de tons dentro de uma mesma placa.
Por ser de tons escuros é ideal para destacar paredes dentro de um determinado ambiente.
O uso exagerado pode cansar os olhos.


Assim use para realçar e não para revestir.



Calculando o gasto na colocação de forro de PVC

Achei interessante expor esse tutorial aqui, pois hoje esta sendo muito usado o forro de PVC nas residencias, e para evitar a compra desnecessária de materiais, vou colocar abaixo o que deve se fazer para calcular corretamente a necessidade de cada material para este tipo de forro.

Bom, os materiais que são usados na colocação do forro de PVC são:


MOLDURAS- medem 6 metros e geralmente as lojas não vendem meia peça;
PEÇAS DE PVC-medem também 6 metros de comprimento e tem uma largura padrão de 0,20 cm e as lojas vendem elas em cortes variados;
METALON; são os ferros onde as peças de pvc irão ficar fixadas. alem das molduras é claro;
ARAME FLEXÍVEL: em geral vendem ele no kilo e as vezes sobra muita coisa, algumas pessoas gostam de usar arrebite pra poder fixar as peças, eu particularmente gosto do arame pois caso seja necessário por algum motivo remover as peças o serviço ficará bem mais fácil, sem contar com a redução de gasto de energia e de broca;
BUCHAS E PARAFUSOS; seria bom colocar eles nas molduras a uma distancia de pelo menos 0,90 cm.

Agora veremos como calcular quantas peças serão necessárias para usar em um comodo de 3X4 m por exemplo:


Logo teríamos que comprar:
  1. 15 peças de pvc de  04 metros
  2. 03 peças de moldura (uma vez que as lojas não vendem meia peça)
  3. 05 peças de metalon
  4. 21 parafusos com buchas
  5. 01 rolo de fio flexivel.





E aqui vai um vídeo demostrando a colocação do forro:

 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Revestimentos Autoadesivo

Vi essa novidade em um site e achei muito legal, que é um adesivo para ser usado como revestimento de paredes, mesas, stands, móveis, vitrines, portas, painéis, pvc, etc.., ou seja pode ser usado em um infinidade de lugares. Eles podem possuir texturas de madeira, couro, veludo, mármore, palhas, etc...


As vantagens são essas:

- Design;
- Termomoldável;
- Já vem com cola reposicionável;
- Enorme ganho no tempo de aplicação;
- Alta resistência a impactos e fácil reparo;
- Aplicável em qualquer superfície lisa interna;
- Pode ser usado em áreas molhadas e sobre azulejos;
- Higiênico: Pode ser limpo com qualquer produto de limpeza;
- Grande economia nas obras comparado aos substratos naturais;
- Produzido na Alemanha. Marca com mais de 50 anos de tradição.


É um produto da d-c-fix.












segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cerâmica X Porcelanato

Achei essa tabelinha em um blog, comparando cerâmica com o porcelanato, olhem só:



Diante disso, surge a pergunta: Qual é o melhor?  Depende muito, tudo depende do local, estilo e gosto do “freguês”!

Se é um local de fluxo intenso, o porcelanato é mais apropriado por ser menos poroso e mais resistente. Se o acabamento é rústico, a cerâmica lhe proporciona mais opções! Se você quer um rejunte mais fino, o porcelanato é uma boa pedida!
Quanto a lenda de que porcelanato é muito caro, isso realmente já foi verdade, mas hoje em dia existem porcelanatos a partir de R$30,00/m², assim como existem cerâmicas personalizadas de mais de R$200,00/m²!

Piso de vidro!


Passando por um desses blogs, vi uma coisa que me chamou a atenção: O piso de vidro!

Placas de vidro para a composição de pisos e tetos é prática recente em projetos brasileiros. Mas esse tipo de aplicação, que apresenta alta complexidade técnica, já pode ser visto em obras de hotéis, museus, edifícios comerciais e shopping's






A utilização do vidro como material para compor pisos permite ao arquiteto conceber formas incomuns, coloridas e iluminadas. Também é possível usar uma película antiderrapante, que aumenta as condições de segurança das pessoas.
O Vidro utilizado neste sistema é o temperado-laminado 10+10mm, 12+12mm ou até mesmo multiplo 
(mais de duas laminas de vidro) dependendo da aplicação, local a ser instalado, volume de transito sobre o mesmo, etc. 

Sua instalação é feita sempre sobre uma estrutura metálica devidamente dimensionada para 
suportar toda carga de vidro mensionado assim como a carga atuada pelos seus usuarios.

O vidro também é comumente usado degraus de 
escadas.












Mas e a resistencia?????




As placas de vidro para composição de piso,são laminadas. Projetos ousados e arrojados transformam o vidro-um material milenar-em um dos mais belos acabamentos que existem. Assim se ocorrer acidentes os pedaços do vidro ficam presos na película como os para brisas de carro.


domingo, 2 de setembro de 2012

Vidro líquido contra pichação!!!

Essa é boa de mais... Quem gosta de pichar muros, não vai gostar nada dessa notícia..  O nome desse revestimento é Ecoglas, uma tecnologia à base de água conhecida em outros países como "vidro líquido". O revestimento antipichação é fácil de limpar e pode ser aplicado em ambientes internos e externos.









O vidro líquido, uma forma de dióxido de silício em solução, é ecologicamente correto e é 500 vezes mais fino que um fio de cabelo. A camada protegida com o produto é flexível, respirável e antiaderente. 

Segundo o fabricante, a facilidade de remoção das pichações, além de inibir a ação de quem faz, restringe ainda o uso de produtos de limpeza prejudiciais para o meio ambiente e o gasto constante com tintas e pintura no caso de paredes, por exemplo.

Casa de PVC, que pode ser montada em até três horas!!!

Trago mais um assunto interessante aqui que vi navegando hoje pela internet! São casas feitas usando módulos de concreto PVC, que são leves e, por isso, não necessitam de equipamentos especiais, nem de muito esforço. 

Esse tipo de imóvel pode ser uma alternativa permanente de moradia, mas também uma boa solução temporária de residência para moradores de regiões castigadas por enchentes e desabamentos. No evento, por exemplo, foi erguida uma moradia de 22 metros quadrados, com placas de PVC e preenchimento de concreto em apenas três horas.

Além dessa vantagem, tem também a de proporcionar a construção de forma mais rápida, o diretor da Royal Brasil, Thiago Ferrare, acrescenta que o material usado é de mais fácil manutenção – para limpá-lo, basta água e sabão e proporciona um melhor conforto térmico, já que o PVC não acumula o calor. As placas são semibrilhosas, o que as protege dos raios ultravioletas.